Translate

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

TUDO BEM, QUANDO TERMINA BEM!

Foi uma semaninha agitada esta, por fim chegamos nesse  sexta-feira, melhor do que estávamos na segunda-feira. O título de  PERSONALIDADE MUNDIAL DA SEMANA vai para a chanceler alemã ANGELA MERKEL. A atuação dela na última reunião do líderes da União Européia foi decisiva para que o mercado tomasse um fôlego, pois a crise européia ainda está longe de ser resolvida.


 Angela Merkel, nasceu em 1954, é cientista política, especialista em questões sociais. É chanceler da Alemanha desde 2005, e foi antes líder do partido da União Democrata Cristã (CDU). Ela passou a juventude na Alemanha Oriental, logo ela sabe muito bem o que é dificuldade nessa vida. É casada e não têm filhos. Em 2009, foi considerada a mulher mais poderosa do mundo, pela revista Forbes. Título que este ano creio que ela terá merecidamente outra vez.

Foto: The Guardian/UK –
ANGELA MERKEL
A quarta-feira, dia 26 de outubro, foi  um dia apoteótico para Merkel, pela manhã conseguiu o apoio de 80% do Bundestag (o Parlamento alemão), seu discurso foi firme e pragmático: "a crise na zona do Euro precisa soluções concretas. (...)  É preciso reconhecer que a Alemanha não conseguirá prosperar se a Europa estiver estável. (...) É preciso solucionar a crise pela raíz e fortalecer a união econômica na Europa. (...) A Alemanha precisa continuar ajudando a Grécia por um 'bom tempo,' a Alemanha quer ver a Grácia totalmente recuperada." E foi ovacionada. Saiu de lá e foi para Bruxelas, com carta branca para dar uma direção para solucionar a crise, e o fez. Demonstrou pragmatísmo e objetividade, e na naquela noite que adentrou pela madrugada de quinta-feira, conseguiu que 5 medidas fossem aprovadas: os Estados Membros da UE deverão esforçar-se para colocar seus orçamentos em ordem; o fundo de resgate da zona do Euro deverá ser aperfeiçoado; a recapitalização bancária em 9% deverá acontecer até junho de 2012; medidadas deverão ser tomadas para o fortalecimento do regime  de estabilidade da moeda do bloco e o tão desejado auxílio sustentável à Grécia.

Uma de suas declarações recordou-me muito o que o Brasil ouviu tantas e tantas vezes das autoridades econômicas mundias e líderes políticos internacionais nos anos da década de 1990, Merkel disse: "Cada país precisa fazer a sua lição de casa." Não dá para nós brasileirinhos aqui, não nos divertirmos em ver esse pessoal ter que tomar o mesmo remédio amargo que queriam que nós tomássemos direto. Pois é, enquanto eles estavam gazeteando nós fizemos a nossa lição de casa direitinho.

Nas minhas leituras de hoje encontrei um artigo ótimo, que deu o título de "MAMÃE DE FERRO," para a chanceler alemã, o qual recomendo a vocês uma visita:

Rede Brasil Atual - 19 horas atrás
Antes de mais nada, esclareça-se: Ângela Merkel é uma política séria, habilidosa, conservadora mas não reacionária como Thatcher, que se notabilizou por sua ...


Bom, na quinta-feira, (27/10) os mercados dispararam, só o Ibovespa subiu 3,72%, foi uma euforia danada, e Sarkozy dizia lá na França: "Sem acordo, o mundo inteiro teria caído em desgraça." O exagêro da animação era por conta da boataria de um eventual aumento da participação da China no Fundo de Auxílio à Crise do FMI, ao qual a Grécia teve que recorrer, e o mesmo que o Brasil também contribuiu, passando de devedor a credor do FMI. Então, hoje, Pequim já disse que não decide nada antes da reunião do G-20 em Cannes, na França, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de Novembro. Foi um banho de água fria, e Sarkozy já gritava de novo que o acordo da Eurozona faria a China, "dona da situação." Ou seja, os europeus que ficaram nas mãos dos petrodólares islâmicos desde 1973, passariam a ficar nas mão dos chineses! "Oh! Mon Dieu!!!! Merde!!!" Certamente exclamou o presidente francês. 


AFP - 1 hora atrás
PARIS, França — O acordo alcançado em Bruxelas para evitar uma propagação da crise da dívida na Zona Euro e uma eventual participação de Pequim converteram ..



Enquanto isso, aqui no Brasil, o simpático e charmoso novo primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos, encontrava-se com a nossa presidente Dilma, costurando a pareceria firma e forte com o Brasil. Aí que delícia, afagos da terrinha! Nada como ter a mão beijada, depois tão desprezada, diz nossa Pátria Amada Brasil. Salve! Salve!


Lá no Vaticano, o papa Bento XVI, foi tomado ontem de inspiração dívina, e reconheceu com "grande vergonha" o "passado violento do cristianismo" e declarou que a "violência religiosa não deve ter mais lugar no mundo contemporâneo. E que havia lugares no mundo atualmente em que pessoas de diferentes religiões conviviam e trabalhavam juntas na maior PAZ. Pera aí! Só conheço um lugar no mundo onde isso acontece! Onde? Onde? Só no Brasil! Onde judeu de sinagoga, fala dos ensinamentos de Jesus melhor do que cristão! O mulá islâmico toma cafezinho com o rabino! E o padre católico conta piada para os dois! Isso para não falar do nosso sincretismo popular e a mania de ir à Igreja e depois passar no Pai de Santo, para ver se os Orixás tão a favor. Só no Brasil é assim, eu assino embaixo.


E, hoje, para completar, o primeiro-ministro britânico anunciou na Austrália, que as 16 Nações do Commonwealth sob a tutela da rainha Elisabeth II, de maneira unânime concordaram em mudar as regras de sucessão ao trono, caiu a discriminação das mulher e, principalmente, caiu aquela discriminação que proibia o casamento com católicos, do Settlement Act de 1701! Calma! Nada de comemorar ainda! Os britânicos são muito complicados e nada lá é decidido numa canetada como por aqui. Para se ter idéia, a primeira propostas para modernizar as leis constitucionais que regem a sucessão, foi em 1981, no tempo de John Majors! Basta dizer, que esta proposta que hoje foi decidida, estava no engaveta e desengaveta da Downing St. há 5 anos! Até isso virar lei, no duro, sabe-se lá quanto tempo vai levar. A não ser que ocorra algum milagre, e milagres são passíveis de acontecer. Ontem não caiu uma empregada doméstica lá em Florianópolis do 10o. andar de um prédio e sobreviveu só com arranhões? Pois, é....

No campo bélico mundial, desde quinta-feira as coisas estão melhorando. O governo Líbio de transição decidiu julgar os assassinos de Gadhafi. No mesmo dia, o Conselho de Segurança da ONU decidiu encerrar a missão da OTAN na Líbia no dia 31/10, para que arriscar mais alguma desgraça em pleno dia do Halloween (dia das bruxas), a ordem é pé nas canelas e sair de lá correndo! Além do mais, sobrou um filho do Kadhafi, Saif Al Islam, que está negociando com o Tribunal Internacional de Haia para se entregar, mas ninguém sabe onde ele está e ninguém o viu. Só a Siria é que continua de mal a pior, a repressão aos protestos de hoje, já tinham causado 30 mortes. Mas, nada pode ser perfeito, contudo no cômputo geral o lado do BEM está ganhando. Vamos comemorar!

Não há previsão de chuva para o final de semana em Sampa, beba com moderação e se beber não dirija, e vamos aproveitar a vida como bons brasileiros que somos, livres, leves e soltos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário