Translate

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

OS VERDES ESTÃO AMARELOS DE PERPLEXIDADE!

Os verdes (Greens) estão perplexos com a decisão do Primeiro-Ministro Britânico de boicotar a Rio+20!

A começar pelos parlamentares britânicos que trabalharam meses a fio num relatório apresentado ao Primeiro-Ministro David Cameron em que considerou-se que poderia haver retornos positivos da conferência, insistindo que o Primeiro-Ministro comparecesse a Rio+20 para demonstrar liderança no enfrentamento dos problemas mundiais de meio-ambiente. Segundo o relatório do Environmental Audit Commited (EAC), o encontro é uma chance vital para os líderes tomarem ações para superar as crises globais decorrentes das quentões ambientais. E afirmava: "O Primeiro Ministro deve liderar pelo exemplo. Ele pode fazeruma grande diferença com a demostração de seu comprometimento com a Rio+20."

Bom, essa notícia foi há 20 horas, dada pela The Press Association, com a manchete: PM 'MUST GO TO +20 EART SUMMIT.

Alguma horinhas depois, a BBC informou que David Cameron não compareceria na Rio+20, conforme comentei em minha postagem anterior.

Há 4 horas a agência AFP informou que um porta-voz da Downing Street deu a entender que "o Jubileu era um compromisso que tinha há muito tempo." Possivelmente, o última festança de Jubileu foi há 10 anos, em 2002, logo o outro jubileu só seria dez anos depois. Outra desculpa esfarrapada, é que o Primeiro-Ministro por causa da crise financeira não pode estar saindo do país. Mas, e as tantas viagens fazendo uns certos lobbies estranhos no Oriente Médio, a temporada em Granada e outra em Toscana, as idas e vindas aos EUA etc e tal, como é que ficam?

O 'probleminha' é que os 53 líderes dos países do Commonwealt vão ser convocados para comparecerem ao Jubileu, esvaziando em parte a Rio+20. Estratégicamente, pode ser uma maneira deselegante e grosseira da Comunidade Britânica apresentar-se como um bloco "influente," de peso nas relações internacionais. Mas, ganhará tanta antipatia, principalmente das gerações jovens da comunidade internacional, que não sei se ganharão muito com isso.

Basta ver a reação da mídia à notícia, foi praticamente "ignorada." Pode-se atribuir ao fato  de que todos jornalistas estavam com os olhares postos na reunião de emergência dos líderes da União Européia, para decidirem as medidas a serem tomadas para conter a crise financeira na Europa. Agora à noite Cameron, que também estava por Bruxelas, apareceu dizendo que "Foi feito um bom progresso." Progresso esse que diz respeito a definição da recapitalização dos bancos europeus, elevando o índice de solvência dos bancos para 9% de capitalização, nos 27 países da União Européia. Contudo, esses 9% que correspondem a 108 bilhões de euros, só deverá ser aplicado em 30 de junho de 2012! Grande progresso mesmo! Priorizar o crescimento econômico e a recuperação financeira favorecendo os bancos a qualquer custo é uma solução imediatista, e à longo prazo, como é que fica? Andando na corda bamba?

A agência de notícias ANSALTINA, informou que na semana passada, um relatório parlamentar britânico sobre as relações anglo-brasileiras havia concluído que a Rio+20 representava uma "oportunidade de ouro para o Reino Unido mostrar seu compromisso com uma relação bilateral mais forte com o Brasil." A oportunidade de ouro acabou de ser jogada pela janela!

A ANSALTINA lembra bem que Cameron durante as eleições de 2010, e mesmo após a posse, afirmou diversas vezes, inclusive por meio de comunicados , que "gostaria que seu governo fosse o mais ecológico da história." Nós estamos vendo! Sabem qual é o logotipo do partido conservador britânico? Uma singela árvorezinha com tons de verde, muito semelhante a que foi usada pelo partido brasileiro DEM, e qualquer semelhança não deve ser mera coincidência.

É uma pena que picuinhas políticas e diferenças de idéias não permitam que as Nações se unam em benefício de um bem maior, a segurança de toda a Humanidade. Realmente é desanimador ter que testemunhar tais coisas. Acredito, mesmo, que muitos parlamentares britânicos ficaram perplexos com a decisão do Primeiro-Ministro, e estão com razão ao dizerem que o Primeiro-Ministro tem que apontar  o quanto antes um enviado especial de peso poítico para a Rio+20, de modo a não passar a impressão para a comunidade internacional que o Reino Unido estará a margem dos debates e decisões que alí terão lugar, não tendo portanto direito no futuro de questionar políticas globais de desenvolvimento sustentável que venham a ser adotadas pela maior parte das Nações do mundo.

Certas notícias devem ser mesmo ignoradas, creio que essa é uma delas. O futuro dirá se a esnobada de hoje, não será a humilhação de amanhã. O mundo dá muitas voltas e tem dado voltas muito rápidas, em um piscar de olhos as coisas mudam, quem tem poder hoje não tem a menor garantia que o terá amanhã. Então, vamos esperar o mundo mudar... e se Deus quiser mudará para melhor! E Ele há de querer que haja PAZ na Terra entre as pessoas de BOA VONTADE! Precisamos ter FÉ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário